
4 Dicas para tocar violão sem ler cifras passo-a-passo.
Fala violonista, tudo bem?
Hoje irei falar de uma dúvida muito questionada pelos alunos: “Como que faço pra tocar violão sem precisar ficar lendo as cifras?”
Bem, o primeiro passo é saber que temos a capacidade de memorizar e podemos utilizá-la para decorar as cifras de uma música.
Quando estamos iniciando e aprendendo a tocar violão geralmente utilizamos o recurso de uma pasta para organizarmos as músicas impressas que estamos estudando.
Sendo assim, é normal que ela esteja sempre por perto para nos auxiliar e acabamos viciando em usá-la.
Porém, chega um momento em que ficamos insatisfeitos, pois sempre precisamos estar com essa tal de pasta por perto pra poder conseguir tocar uma música.
Mas tenho uma boa notícia: é possível sim se livrar desse vício e a resposta parece tão óbvia que não pode dar certo porque é simplesmente gravando e automatizando.
Ao passo que você for decorando você irá começar desenvolver outras formas para fazer isso.
A seguir listei algumas etapas que nos ajudarão a evoluir com o decorrer do tempo:
1 – Repetição: isso mesmo, a repetição!!!

É importante utilizar esse método para progredirmos, confesso que ensaiei tanto uma música que hoje em dia sei todos os acordes de cabeça.
A regra é simples, escolha dentre seu repertório qual a sua música preferida e comece a treiná-la.
O ideal é optar por uma música que tenha menos acordes possíveis, assim você irá conseguir perceber quando serão feitas as trocas de acorde.
Busque praticá-la diariamente.
2 – Memorização:

Repetir a música fará com que você comece a decorar automaticamente tanto a letra da música quanto as cifras.
Para facilitar o processo você pode dividi-la em partes, como exemplo:
Introdução, verso, pré-refrão, refrão, solo, ponto e conclusão. Após isso, comece com a primeira parte sem olhar e somente lembrando quais cifras devem ser tocadas.
Quando tiver gravado essa parte passe para a próxima e assim sucessivamente com as demais até concluir a música.
É importante ensaiar pelo menos uma vez por dia até você se sentir seguro em tocá-la.
Chegará o momento que você perceberá que estará tocando naturalmente.

3 – Assimilação:

Através dela conseguimos aos poucos acostumar nossos ouvidos e identificar o som de cada acorde, como dizem “tocar de ouvido” ou “tirar a música de ouvido”.
Para que isso aconteça novamente voltamos no assunto da prática todos os dias, é claro que cada pessoa tem o seu tempo para conseguir se desenvolver.
Uma ideia é ouvir a música e em seguida pegar o violão e identificar os acordes, com o tempo você poderá perceber a relação entre eles.
4 – Noções teóricas:

Vamos combinar que ninguém gosta muito quando falamos em estudar a teoria, né?
Porém, quando começamos a estudá-la e em seguida colocá-la em prática percebemos que ela torna-se uma grande aliada no processo de desenvolvimento. Tá, que papo é esse de aliada?!
Na realidade ela nos ajuda a entender a lógica das sequencias dos acordes e isso facilita a decorar a música e a tirá-las de ouvido. Top, não é mesmo?!
E o último passo é a Experiência, que só adquire fazendo, colocando a mão na massa, ou seja, estudando, praticando e entendendo todo o conjunto.
Concluindo: Como tocar violão sem olhar cifras
Portanto, quando pensamos em como iremos fazer para decorar o repertório parece que será impossível, e lendo as dicas acima não é nenhum bicho de sete cabeças.
Pelo contrário são ações simples, mas que requerem paciência e dedicação a cada música para conseguirmos gradativamente tocá-la sem olhar os tais acordes. Que sonho, né?!
Lembre-se que se queremos ficar bons temos que nos esforçar, cada pessoa tem seu tempo e não devemos nos comparar com ninguém e sim em como nos tornamos melhores versões de nós mesmos!!!
Espero ter ajudado e fico na torcida para que você alcance seus objetivos.

Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Sobre o Autor
1 Comentário
Ótimo 👍muito boa as explicações para aprender mais sobre o violão!!