
Fala Violonista, tudo bem?
Espero que sim, estou muito feliz em saber que você está curtindo nossos artigos e esta semana irei apresentar um tema simples: “Como melhorar o ritmo no violão?!”.
Além de interessante é bem importante para quem deseja se aperfeiçoar nesse instrumento tão maravilhoso.
Perceber o Tempo (pulsação)

Para facilitar o aprendizado podemos utilizar o metrônomo, que é um aparelho/aplicativo com a função de marcar o tempo dentro de um compasso.
Vamos falar de forma mais simples, ele é como se fosse um relógio musical que orienta marcando cada som dentro de uma música.
Treinar separadamente

Precisamos desenvolver a coordenação motora, ou seja, se tentarmos fazermos tudo junto provavelmente não iremos conseguir.
A mão esquerda será responsável por fazer os acordes e a mão direita por fazer a batida do ritmo(ou vice-versa se você for canhoto) .
Assim como quando você quiser tocar o violão e cantar junto, será necessário ensaiar cada parte separadamente, e em seguida começar a juntar tudo.
Você irá começar a praticar as trocas de acordes, ok. Após isso estudar e treinar o ritmo da música. Depois caso você não tenha a letra ainda decorada, terá que ouvir inúmeras vezes até gravar a letra.
Posteriormente poderá gradativamente ir tocando e cantando junto. É normal nos travarmos no meio da música enquanto estamos fazendo esses processos, pois leva um tempo até nosso cérebro fazer as etapas juntas.
O jeito é tentar, treinar, treinar, e treinar muito e não desistir, e logo será perceptível que tudo será feito de forma automática.

Praticar lentamente

Isso mesmo, quando estiver treinando faça lentamente cada toque.
Lembre-se que você está ensaiando e ensinando seu cérebro como que deverá ser feito aquele ritmo.
É chato! Concordo, mas é assim que funciona! E isso não é só com a música, tudo na vida leva-se tempo, dedicação e esforço para ser desenvolvido. Quer um exemplo?
Quando criança estamos a todo momento aprendendo e evoluindo, queremos fazer e imitar tudo que os outros fazem.
Chega uma fase que queremos andar de bicicleta, tá mas é só pegar a bicicleta subir e pedalar! Nossa parece tão fácil, não é? Negativo!
Você já perguntou para algum amigo se ele lembra quando e como aprendeu a andar de bike?
Bem, observando uma criança entre 3 e 4 anos é que ela ganha sua primeira bicicletinha, lógico que com 2 rodinhas auxiliares na roda de trás.
Top!!! Considerando que ela já tenha brincado de motoca, ela já vai ter ideia que para ir pra frente deve-se colocar os pezinhos nos pedais e fazer o impulso com as pernas.
Até aí já é metade do caminho. Então ela começa andar pra cima e pra baixo com aquela bicicleta com rodinhas, até a fase que ela mesma ou os pais querem tirar as rodinhas.
E agora, anda!!! Hahah, aí vem mais um processo ter a coordenação e o equilíbrio para isso.
Mas para isso precisamos de alguém disposto a segurar o banco para conseguirmos subir, e então aos poucos ir pedalando, até que a pessoa decide soltar para ver se você já é capaz de andar sozinho.
Você vai levar diversos tombos. Até que aprenda e será uma atividade que você logo estará fazendo naturalmente sozinho e em qualquer velocidade.
Treinar o ouvido

Com as cifras ou tablatura em mãos não será possível, somente através da partitura conseguimos saber o ritmo de uma música ou tirando de ouvido, isso mesmo!
Se desejarmos conseguir identificar a batida de uma música podemos começar hoje mesmo a treinar o nosso ouvido.
Uma dica simples e que está ao alcance de qualquer um de nós é ouvindo a música, porém a partir de agora iremos prestar mais atenção nos arranjos da música.
Como, por exemplo, na bateria ou no baixo, pois eles nos ajudam a identificar o toque e nos dá um norte para tocar o ritmo.
Para quem está iniciando é legal escolher uma música e tentar identificar o ritmo, em seguida com as cifras fazer o encaixe de tudo.
Depois que começamos a ouvir a música com mais dedicação aos poucos ficará fácil de saber o ritmo, para facilitar podemos pesquisar quais são os ritmos que existem e selecionar uma musica de cada tipo para treinar tanto as batidas quanto o ouvido.
Concluindo: Como melhorar o ritmo no violão?
Portanto, podemos perceber que para grande parte das coisas na vida é só questão de prática, dedicação e persistência.
E ao aprender a tocar um novo instrumento o processo será o mesmo, então bora treinar!!!

Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Sobre o Autor
0 Comentários